O presidente do Sindicato dos Trabalhados nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca) Henrique Pereira esteve reunido com o novo secretário nacional da pesca, Jorge Seif Júnior, ao qual entregou um documento as principais reivindicações do setor. O encontro aconteceu na sede do Sindicato do Armados e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), em Itajaí. 

Entre as solicitações dos trabalhadores estão a revisão da área de atuação dos pescadores, como limites de profundidades, revisão das portarias que estabelecem espécies ameaçadas de extinção, intensificação das pesquisas de observação de bordo para dar subsídio às decisões ministeriais, além da efetivação dos comitês de gestão pesqueira. 

“Hoje as pesquisas de bordo praticamente não existem, e as decisões são tomadas sem um embasamento que as justifique. Se vão proibir a captura de alguma espécie, o mínimo que se espera é que haja estudos que indiquem a necessidade dessa proibição”, afirma o presidente do Sitrapesca, Henrique Pereira. 

O ofício entregue ao novo Secretário Nacional do Setor, que é morador de Itajaí e proprietário de uma empresa pesqueira na cidade, solicita ainda que o novo governo diminua a burocracia e aumente as linhas de crédito para ampliar os investimentos no setor pesqueiro. 

“Desejo sucesso ao novo secretário e espero que ele possa ajudar no desenvolvimento da pesca, que ao longo dos anos foi esquecida pelos governantes”, finaliza Pereira.